Erva-Príncipe (Portugal) também conhecido por Capim Santo ou Capim-Cidreira ou Capim-Limão, é uma planta herbácea da família Poaceae, O Capim-Cidreira é uma planta de folhas são longas e de coloração verde-claro, podendo atingir até um metro de altura. É uma planta de origem asiática, mas muito cultivada no Brasil. A planta de nome científico Cymbopogon citratus também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira. É muito confundida com a erva-cidreira, mas
Mundo Cerealista
Product ID: 1609
Product SKU: 1609
New In stock />
Chá Capim Cidreira - Granel

Chá Capim Cidreira - Granel

Carregando...

Erva-Príncipe (Portugal) também conhecido por Capim Santo ou Capim-Cidreira ou Capim-Limão, é uma planta herbácea da família Poaceae, O Capim-Cidreira é uma planta de folhas são longas e de coloração verde-claro, podendo atingir até um metro de altura. É uma planta de origem asiática, mas muito cultivada no Brasil. A planta de nome científico Cymbopogon citratus também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira.

 

É muito confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde. Seu aroma é muito agradável e parece muito com o perfume do limão. A parte da planta a ser utilizada são as folhas.

 

Nutricionalmente o capim-cidreira é uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B. Possui óleos essenciais, contendo 75 a 85% de citral e seus isômeros geranial e neral, vários aldeídos, como citronelal, isovaleraldeído e decilaldeído, cetonas, álcoois como geraniol, nerol, metil heptenol, farnesol, terpenos como depenteno e mirceno, além de flavonóides, substâncias alcaloídicas, uma saponina esterólica, beta-sitosterol, n-hexacosanol e n-triacontano e triterpenóides isolados da cera que recobre as folhas, o cimbopogonol e cimbopagona;

 

As propriedades terapêuticas são calmante, analgésica, antibactericida, diurética, antidepressiva, digestiva, expectorante, desinfetante e relaxante. Exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo. É indicada para dores abdominais, cólicas intestinais e urinárias, dores de cabeça e tosse. Auxilia no tratamento para a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia. Ajuda no combate de diversas doenças como o reumatismo, inflamação nos rins e doenças no fígado. Alivia a tensão muscular fazendo o corpo relaxar.

 

Chá de capim-cidreira: coloque em uma xícara uma colher (chá) das folhas picadas. Despejar na xícara água fervente e cobrir. Deixe em infusão por pelo menos quinze minutos. Coe e sirva. Pode ser adoçado com açúcar mascavo ou mel e ainda não ser adoçado. O capim-cidreira não possui cafeína, portanto é perfeito após as refeições.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características