Conhecida como Equisetum, do latim para cavalo (equi) e setum (cauda), pela semelhança dos caules da planta que quando morrem, dão origem a caules ocos e folhas duras extremamente parecida ao junto e à cauda de um cavalo.
Devido ao seu perfil nutricional, o chá da cavalinha é recomendado para:
Ajudar no emagrecimento
Reduzir o inchaço
Colaborar para a eliminação de toxinas
Melhorar a saúde da pele
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a cavalinha é indicada em casos de inchaço por retenção de líquidos, já que os seus flavonoides e sais de potássio oferecem uma potente ação diurética.
Por ser fonte de vitamina C, a cavalinha pode oferecer ação antioxidante, importante para neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e maior risco para doenças. O silício é um mineral com propriedade remineralizante e, por isso, contribui para a manutenção de colágeno, favorecendo o aumento da elasticidade dos tecidos. A cavalinha pode ser utilizada nos tratamentos de fraturas e doenças reumáticas também pelo seu potencial anti-inflamatório.
Como Fazer: 1- Adicione duas colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão; 2- ferva primeiro a água, coloque e a erva num recipiente e jogue a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, por pelo menos cinco minutos.
Como Beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Fonte:Chaecia