A Erva de Santa Maria é uma planta medicinal nativa da América Latina, muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico. Ela possui folhas alternas e de diferentes tamanhos, com flores pequenas e de cor esbranquiçada. A erva também é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, tendo propriedades, vermífugas, expectorantes, anti-inflamatórias, digestivas, hipotensoras, antissépticas e preventivas contra a osteoporose.
No entanto, seu uso deve ser controlado, pois pode se tornar tóxica quando consumida em excesso ou por tempo prolongado, o ideal é que seja consumida com acompanhamento médico.
Alguns cuidados que você deve ter ao usar o mastruz são:
- Não exceder a dose recomendada de 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz por xícara de água fervente, e não tomar mais do que 1 xícara por dia por 3 dias.
- Não usar o mastruz por tempo prolongado, pois ele pode se tornar tóxico e causar danos ao fígado, rins e sistema nervoso.
- Evitar o uso do mastruz durante a gravidez e a lactação, pois ele pode provocar aborto ou afetar o desenvolvimento do bebê.








