A Garcinia cambogia é uma árvore de pequeno porte, originária das florestas da região do Camboja, Sul da África e Polinésia e preservada na Índia e em países do Extremo Oriente. Na Índia, a Garcínia é utilizada à centenas de anos, quer na Medicina Ayurvédica, quer na culinária tradicional, a Garcínia é usada na preparação do caril e na conservação de alimentos, sem nenhum registro de toxicidade. A Garcínia pertence à família das Gutiferáceas e as partes da planta mais usadas são a casca seca e polpa. O fruto da Garcínia tem o tamanho de uma laranja.
O ácido hidroxicítrico é o principal ácido encontrado na derme do fruto e responsável por propriedades saciantes da Garcínia. A Garcínia cambogia tem despertado muito interesse por sua capacidade de diminuir o apetite.
Não resistir as guloseimas durante uma dieta é uma das principais queixas ouvidas pelos médicos que tratam da obesidade. Mas agora é possível contar com essa grande descoberta vinda da Ásia.
O ácido hidroxicitrato é o segredo da Garcínia. Ele é parecido com o ácido cítrico da laranja e do limão, mas tem uma propriedade bem especial. Isso porque diminui a atividade de uma enzima envolvida na produção de gorduras como o colesterol.
Benefícios:
- Acelera a queima de gorduras.
- Inibe o apetite, reduz a vontade de comer doces;
- Auxilia nos regimes de emagrecimento;