O gergelim é uma semente cultivada há mais de cinco mil anos: já era usado com mel na civilização egípcia como um aliado da beleza. Hoje, é muito comum utilizar o alimento para polvilhar pães, bolos, sopas e, até mesmo, sushis. Graças ao seu alto valor nutricional, o produto é muito usado na medicina Ayurveda, um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo, de origem indiana e que serviu de base para a medicina tradicional chinesa. Benefícios: Entre os principais benefícios do gergelim está o
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Gergelim Branco sem Casca - Granel

Gergelim Branco sem Casca - Granel

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O gergelim é uma semente cultivada há mais de cinco mil anos: já era usado com mel na civilização egípcia como um aliado da beleza. Hoje, é muito comum utilizar o alimento para polvilhar pães, bolos, sopas e, até mesmo, sushis. Graças ao seu alto valor nutricional, o produto é muito usado na medicina Ayurveda, um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo, de origem indiana e que serviu de base para a medicina tradicional chinesa.

 

Benefícios: Entre os principais benefícios do gergelim está o fato de ser poderoso para combater a prisão de ventre, graças ao alto teor de fibras que melhora o funcionamento do intestino. As fibras que compõem a semente de gergelim correspondem a 10% da sua composição. Mas não é só isso que o gergelim tem: 20% da sua composição consiste em proteínas de alta qualidade, possui metionina ( aminoácido que ajuda na síntese muscular e no metabolismo do fígado), minerais essenciais (ferro, manganês, magnésio, cálcio, cobre e zinco) e fitoesteróis (ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL ? conhecido como ?colesterol ruim?). Para completar, o gergelim ainda conta com uma combinação das vitaminas do complexo B e um importante ácido graxo conhecido como ácido oleico.

 

Como consumir: Não é difícil inserir o gergelim na dieta, especialmente por ser suave e não alterar o sabor de outros alimentos. Além de poder ser polvilhado em pães, tortas e biscoitos, ele ainda pode acompanhar o iogurte ou uma variada salada de frutas. Outra opção é acrescentar na salada de verduras e legumes ou ainda na preparação de arroz ou carnes. A semente torrada e moída se transforma em uma farinha que é usada na panificação como ingrediente de massas de diversas receitas. É com o gergelim que é produzido ainda o tahine, uma pasta muito usada na cozinha árabe como complemento de pratos doces e salgados. Ele pode ser feito com sementes descascadas ou integrais. A versão integral é mais amarga, porém concentra maior quantidade de vitaminas, cálcio e proteínas. E mais: o gergelim é um dos ingredientes do gersal, produto que é ótimo para hipertensos, por ser substituto do sal e conter menos sódio. O gersal é resultado da mistura de uma parte de semente de gergelim torrado e processado com sal marinho. Embora o gergelim seja um alimento versátil e que permite diversas formas de consumo, a melhor maneira de consumi-lo é in natura, ou seja, integral e sem torrar. O alimento com casca ajuda a aumentar o movimento intestinal e ativa a circulação sanguínea na parede intestinal. É indicado armazenar as sementes de gergelim em um recipiente hermético em local seco e sem exposição à luz. Isso irá garantir maior frescor, além de preservar os nutrientes e evitar a rancificação de óleo.

 

Fonte:jasminealimentos

 

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