A Damiana (Turnera diffusa) é uma planta medicinal, também conhecida como chanana, albina ou erva-damiana, que é utilizada principalmente como estimulante sexual, já que possui propriedades afrodisíacas, sendo capaz de aumentar o desejo sexual. Além disso, essa planta pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos e relacionados ao ciclo menstrual, por exemplo.
Para que serve:
A Damiana é uma planta medicinal muito utilizada principalmente devido à sua propriedade afrodisíaca, sendo capaz de aumentar o apetite sexual e ajudar no tratamento da impotência masculina, por exemplo.
Além da sua propriedade afrodisíaca, a Damiana também possui ação antibacteriana, adstringente, emoliente, expectorante, anti-inflamatória, antioxidante, tônica, purgativa, antidepressiva e estimulante. Assim, a Damiana pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de:
Falta de desejo sexual, já que é considerada afrodisíaca;
Bronquite, já que tem ação expectorante, ajudando a aliviar a tosse;
Problemas digestivos, pois é capaz de melhorar a digestão, ajudando também a prevenir a prisão de ventre;
Reumatismo, pois possui propriedade anti-inflamatória;
Cólicas menstruais, alterações do ciclo menstrual e secura vaginal, por exemplo, pois possui efeitos semelhantes aos dos hormônios femininos;
Infecções na bexiga e infecções urinárias, devido à sua propriedade antimicrobiana;
Chá de Damiana:
Para fazer o chá basta colocar 2 folhas de Damiana em 200 ml de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber.
É recomendado que o consumo dessa planta seja feito de acordo com a orientação do médico ou do fitoterapeuta para evitar os efeitos colaterais, sendo normalmente aconselhado o consumo de até 2 xícaras por dia.