Flor de Sal é o nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam e permanecem na superfície das salinas, sendo recolhida em largos tanques rasos de argila. Esta operação manual retira apenas uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água das salinas e nunca toca o fundo.
A flor de sal é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, pois não sofre nenhum processamento ou refinação posterior à sua recolha do mar. É essa riqueza em minerais úteis e necessários à saúde que confere à flor de sal sua vantagem sobre o sal refinado. Assim, a flor de sal é uma alternativa ao sal refinado.
A flor de sal pode ser usada como tempero nos alimentos, mas não deve ser levada ao fogo porque desta forma perde a sua textura crocante e, portanto, sua utilização é bem diferente do sal marinho. Assim, a flor de sal é excelente para temperar saladas ou adicionar aos alimentos no final da confecção e, como o sabor da flor de sal é bem mais concentrado, pode-se usar uma quantidade pequena.
A flor do sal marinho é composta por pequenos cristais brancos e quebradiços, com um suave perfume que revela o sabor dos alimentos adicionando, além do cloreto de sódio, minerais essenciais para o equilíbrio do organismo.