A mostarda, em todas as suas formas, tem sido amplamente utilizada desde os tempos mais remotos por variados povos, tanto para fins culinários como para fins medicinais. Veremos que muito do que já se sabia na Índia antigamente, é hoje verdade em relação às propriedades benéficas da mostarda. Aqui exploraremos um pouco mais sobre as sementes de mostarda e todos os benefícios para a saúde.
Benefícios: A mostarda é extremamente rica em antioxidantes, minerais, fito nutrientes e vitaminas, portanto é inevitável que faça bem à saúde. As sementes são basicamente constituídas de óleos essenciais, proteínas de qualidade, fibras dietéticas e esteróis vegetais como campesterol, estigmasterol, brassicasterol e avenasterol. Graças à riqueza de vitaminas do complexo B presentes na mostarda, ela é uma grande aliada na regulação do metabolismo corporal, pois ajuda na síntese enzimática. Com a niancina presente na mostarda, a redução de colesterol do sangue é garantida. A mostarda também é muito rica em vitaminas A, C e K. Com isso é de grande valia como agente antioxidante do organismo. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Conta também com a vitamina E, auxiliando na manutenção da integridade da membrana celular de nosso corpo. Há ainda a presença dos minerais manganês, cobre, ferro, zinco e cálcio, tendo cada um sua função benéfica para o organismo humano.
Como consumir: Há muitas e variadas maneiras de fazer uso da mostarda. Por ser possível consumi-la desde a semente em sua forma natural, a mostarda abre um grande leque de possibilidades culinárias, como o preparo de temperos, complemento de lanches e pratos ou mesmo chás. Veremos algumas possibilidades: círculo verde Molho de mostarda preparado da semente de mostarda em pó com curry círculo verde Sementes assadas de mostarda com assados círculo verde Molho de mostarda amarela em lanches, saladas e demais tipos de alimentos círculo verde Óleo de mostarda para temperar e aromatizar Chá de sementes de mostarda
Fonte: greenme